-
Arquitetos: llabb
- Área: 35 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Anna Positano
-
Fabricantes: Fratelli Villa, Woodstock
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na reforma de um apartamento localizado em uma cidade costeira da região da Ligúria, na Itália. A demanda do cliente era reorganizar os 35 metros quadrados, separando os espaços de estar e de dormir. Os hábitos náuticos, caraterísticos desta região italiana, foram fundamentais para este projeto, o qual, teve como referência a otimização de espaços de armazenagem de um veleiro, bem como a dimensão de seus espaços mínimos.
Uma "parede equipada" cruza o interior do apartamento, concentrando uma série de funções. Como um guia, essa parede acompanha os visitantes da entrada até a área de estar, tida como o coração da casa. No hall essa parede guarda uma pequena área técnica seguida de um closet. A parede segue para a área de estar, onde duas grandes portas dão acesso ao dormitório.
O dormitório é envolvido por elementos de madeira, e, assim como a cabine de um barco, contém apenas os itens essenciais: uma cama e espaços de armazenagem. A "parede equipada" termina com uma pequena escada, inspirada nos barcos e nas casas dos pescadores, que dá acesso a outro espaço de descanso, elevado do nível de todo o apartamento. A abertura que permite a entrada de luz nesse ambiente tem vista para a sala de estar.
Esta parede, feita de okoumé, também conhecida como madeira naval, tem acabamento em branco e azul, seguindo o imaginário de um veleiro navegando no mar: a continuidade entre o "casco" e o "céu" é interrompida pela "linha d'água" que conduz o olhar desde a entrada de todo o apartamento. A cozinha está localizada no fim desta composição e é ligeiramente esticada, como uma vela inflada pelo vento.